No início do ano de 2007 decidi retirar da gaveta um sonho antigo: viajar todo o cone Sul de bicicleta. Até então eu não conhecia alguém que tivesse feito algo parecido, mas aos poucos comecei a estudar e aprender sobre o tema. Em agosto do mesmo ano retirei a poeira de minha velha bicicleta e iniciei meus treinamentos. Aos poucos fui condicionando meu corpo e me apaixonando cada vez mais pelo cicloturismo.
Paralelamente busquei apoio para o projeto, adquiri os equipamentos necessários, uma nova bicicleta e fixei a data da minha partida para 7 de setembro de 2008.
Tudo parecia me levar em direção ao meu grande sonho. O universo parecia conspirar a meu favor, e quando dei por mim já estava na estrada, ainda meio sem entender o que estava se passando comigo. Havia deixado tudo que tinha para trás, o convívio de meus amigos, família e abandonado meu trabalho em busca de algo incerto, que até então somente existia em meu imaginário.
O começo não foi tão simples e fácil como imaginava que fosse. Apenas no segundo dia de viagem sofri uma queda e fraturei meu braço. O mesmo universo que havia conspirado a meu favor quis, desta vez, me mostrar ou me alertar para os perigos do que eu propusera.
Não desisti e apenas 56 dias depois da fratura eu estava na estrada novamente. Desta vez para viver o ano mais importante da minha vida até então.
Pensava percorrer cerca de 13000 quilômetros em aproximadamente oito meses, mas me perdi no espaço e no tempo através dos quilômetros e dias. Cheguei ao meu destino somente depois de 365 dias de viagem, na mesma semana em que completaria meu trigésimo aniversário. Percorri quase 19900 quilômetros, destes, 15378 de bicicleta.
A viagem foi uma sequência contínua e alucinante de dias e acontecimentos surpreendentes e reveladores, onde e quando eu nunca consegui adivinhar como cada dia terminaria.
As paisagens, as pessoas, as glórias e a luta destes dias estarão para sempre em meu coração. A América grandiosa agora faz parte do que sou, com tudo que me proporcionou.
Ainda vou precisar de muitos anos para entender tudo que me aconteceu nestes dias, se é que serei capaz de compreender totalmente.