Trocar imagem de fundo





Google
[fechar mapa]

O dia-a-dia em pequenas histórias

Diário de bordo

Indo para o fim do mundo - Parte II


Friday, February 20, 2009


Estou em Ushuaia, minha principal meta na viagem.

Ushuaia leva o titulo de cidade mais austral do mundo, ou seja, é a cidade que se localiza mais ao Sul de todo o planeta. A 1000km ao Sul está a penisula Antartica e muito gelo.

Ushuaia tem cerca de 50 mil habitantes e é a capital da provincia da Terra do Fogo. No mes de janeiro, que é o mais quente, tem uma tempertura media de 9,6 graus. Ponto de encontro de aventureiros e viajantes de dodo o mundo!

No ultimo post escrevi errado dizendo que fiz mais de 200km com o Vincent, na verdade foram mais de 2000km e fazendo bem as contas, foram quase 3000.

Estou num hostel incrivel. Ambiente familiar com gente do mundo todo. Hoje quando acordei, sai na rua e pude ver a minha direita o Canal de Beagle, por onde passou o naturalista britanico Charles Darwin com seu barco HMS Beagle, no seculo XIX; e a minha esquerda pude ver as montanhas nevadas... branquinhas de neve.

Boas surpresas

Quando cheguei a cidade de Rio Grande, a 220km daqui, liguei para duas pessoas que conheci 2500km antes na cidade de Las Grutas e acabei ficando na casa deles, Pablo e Noelia. Pensava em sair no dia seguinte para Ushuaia mas me convidaram para ir de carro com eles até Ushuaia pois a Noelia tinha que ir ao medico. De inicio eu disse nao, pois pensava que iria quebrar o encanto, mas logo pensei que seria uma boa conhecer o caminho antes de cruza-lo de bike. Entao deixei minha bike na casa deles e fomos de carro. Fui uma viagem muito divertida e o caminho lindo me deu mais vontade de cruza-lo de bike.
Em Ushuaia almoçamos e fizemos um tour pela cidade. A tarde fomos até um glaciar na montanha. Subimos de teleferico até uns 780 metros e depois subimos até 1100 metros caminhando. Pude entao tocar a neve branquinha e macia pela primeira vez. Foi incrivel. Depois voltamos para Rio Grande.

No dia seguinte sai para cruzar o caminho de bike. No caminho encontrei duas alemas que estavam começando sua viagem de 1 ano aqui.
Logo cheguei a cidade de Tolhuin. Um povoado lindo perto do lago Fagnano, que é o quinto maior lago da America do Sul.

Quando cheguei ao camping a margem do lago fiquei sem palavras. Sempre digo alguma coisa, mesmo quando estou sozinho, mas desta vez nao consegui dizer nada. A paisagem é maravilhosa, parece uma pintura. A agua azul do lago e ao fundo as montanhas nevadas. Uau!

No camping conheci um muchacho argentino chamado Matias que esta viajando de bicicleta pela Argentina. Decidi ficar mais um dia no camping pois nao consegui ir embora. O lugar é incrivel.

Aqui é incrivel. O céu nunca fica completamente escuro a noite. As 12 da noite ainda é possivel ver aquele clarao do Sol, quando se poe.

Para uma pessoa como eu, que conhece o nome proprio de dezenas de estrelas, poder ver o cruzeiro do Sul no alto do céu é impressionante! Onde moro está sempre ao Sul, mas aqui fica bem no alto do céu!

Quando sai de Tolhuin o Matias foi comigo. Encontramos 2 suiços de bicicleta tambem. Cruzamos os ultimos 105km até Ushuaia juntos, pegamos chuva, granizo e um pouco de neve tambem e estamos hospedados no mesmo hostel. Matias quer ficar em Ushuaia mais umas 3 semanas. Quer conseguir trabalhar num barco para ver se chega a Antartida. Acho que ele vai conseguir.

Hoje vou fazer umas coisa aqui. Comprar algum suvenir e colocar fotos no site. Quero tambem visitar uma ilha chilena que tem ao Sul daqui. Que tem realmente a cidade mais ao sul, que é chamada Puerto Williams. Tambem quero ficar pelo menos um dia no camping no parque nacional de Tierra del Fuego, a 15km daqui.

Eu devo ficar aqui até segunda-feira. Depois sigo pro Chile de novo.

Aprendizado

Nos ultimos meses tenho aprendido o significado de muitas palavras e nao estou falando do meu vocabulario em espanhol, estou falando de portugues. Descobri as palavras: sonho, amizade, companheirismo, paciencia, garra, perseverança, luta, solidao e agora entendo o significado pleno da palavra glória! Nao foi facil chegar aqui. Só eu sei. Rodei de bicicleta mais de 6600km até aqui em 111 dias. Mas valeu cada dia, cada dia!




Voltar para a lista de posts

Trilha Sulamericana
e-mail e talk:
   thiagofantinati@gmail.com web:
   www.facebook.com/fantinatti

Livro

Agradecimentos

Siga o caminho em fotos

Página inicial


Galeria

O Projeto

Diário de bordo

Vídeos

Imprensa

Biografia

Palestras

Contato

THIAGO FANTINATTI © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS
Website desenvolvido por Thiago Fantinatti
Hosting by TDKOM